sexta-feira, 13 de agosto de 2010
COMITÊ DE IMPLANTAÇÃO DO PARQUE DE ÁGUAS CLARAS – DF
CONSULTA PÚBLICA Nº 01
R e l a t ó r i o
Paralelamente às comemorações alusivas ao nono aniversário do parque, iniciadas no dia 24, no dia 25 foi realizada a Consulta Pública junto aos seus usuários, visando conhecer o pensamento de cada um sobre a situação atual e o quê gostariam que fosse implementado para melhorar o funcionamento e a qualidade de vida que o parque pode proporcionar a esses usuários, com a finalidade de subsidiar a elaboração do seu Projeto de Implantação e o Regimento Interno que irá disciplinar o seu funcionamento, cujas demandas levantadas foram as seguintes:
Mesa Temática: Esporte e Lazer
Coordenadores: Roberto e Helena da UNIPLAN e Francisco Moreno Caldas, Representante dos Usuários do Parque
· Atividades culturais nos fins de semana para todas as idades;
· Oferecer programas de ginástica laboral e para emagrecimento;
· Promover programas e campeonatos de esporte e jogos de tabuleiro para todas as idades;
· Organizar grupos para brincadeiras antigas (ex.: amarelinha);
· Organizar caminhadas e passeatas com ciclistas com exposição de temas sociais;
· Criação de praça para relaxamento, paisagismo, som ambiente e cadeiras espreguiçadeiras;
· Criação de brinquedoteca, para distração das crianças enquanto os pais fazem caminhada;
· Sinalização da velocidade máxima nas ciclovias;
· Mais opções de lazer para as crianças;
· Opções esportivas para idosos;
· Esporte para adolescente e jovens;
· Mais opções esportivas para adultos.
Mesa Temática: Infra-estrutura
Coordenador: Claudenor Barros Lopes da ASAC
· Construir mais quadras poliesportivas, inclusive próximo ao salão de festas;
· Construir pista de skate;
· Construir ciclovia própria;
· Reforma das quadras existentes;
· Construção de mobiliários urbanos;
· Construir cobertura sobre as quadras, inclusive nas quadras de areia;
· Implantação de mais duchas e bebedouros;
· Fazer manutenção das calçadas;
· Construir quadras de tênis;
· Construção de outros aparelhos de musculação e alongamento, inclusive próximo à entrada principal do parque;
· Regularizar as entradas clandestinas de pedestres;
· Construir mais banheiros e fazer a manutenção regular de limpeza;
· Construção de um campo de futebol com grama sintética e alambrado;
· Melhorar iluminação;
· Construção de uma biblioteca;
· Construir uma pista de bicicross;
· Construir pias na área de churrasco;
· Pavimentação do estacionamento;
· Criação de espaço cultural para apresentações musicais, teatro para o período noturno;
· Trocar a areia dos parquinhos das crianças;
· Reforma e troca dos brinquedos do parquinho;
· Mais parquinhos para as crianças;
· Mais churrasqueiras;
· Trocar a areia existente nas quadras de vôlei por uma de qualidade;
· Trocar as duchas que estão quebradas;
· Instalação de mais manilhas onde o córrego está transbordando;
· Transformar o estacionamento em frente a administração em área de lazer e eventos;
· Aumentar a pista de caminhada;
· Transformar o alojamento da polícia militar em posto comunitário nos moldes das cidades;
· Construir um local específico cercado para recreação dos cães;
· Instalação de equipamentos para idosos;
· Implantação de acessibilidade para portadores de necessidades especiais, tais como placas em braile, rampas e faixas táteis;
· Criar sistema de drenagem para evitar que a lama passe por cima da pista de caminhada, na época das chuvas;
· Construção de quadra infantil;
· Placas de conscientização ambiental;
· Instalar mais vaporizadores em outros pontos do parque;
· Reforma da sede de grupo de escoteiros;
· Construção de um restaurante;
· Espaço para exposição de arte e artesanato;
· Placas de orientação para acessos das unidades e estruturas do parque;
· Reaproveitamento da casa abandonada ao lado do estacionamento não pavimentado;
· Construção de bicicletário;
· Reconstrução da cerca de arame em toda a área do parque mantendo apenas uma entrada para veículos e entradas específicas para pedestres de duzentos em duzentos metros;
· Padronização dos quiosques para funcionarem como lanchonetes;
· Ampliação da área do parque utilizando as áreas adjacentes ao norte (chácaras) e ao sul;
· Instalar mais orelhões e lixeiras para coleta seletiva;
· Área definida para estacionamento, de preferência na entrada do parque;
· Posto de controle de entrada e saída de veículos na entrada do parque;
· Delimitação da área que pode ser utilizada para esporte e lazer, considerando a necessidade de preservação ambiental do restante;
· Instalar redes de proteção nas passagens sobre o Córrego Águas Claras;
· Buscar uma solução mais inteligente para o processo erosivo do parque, especialmente ao longo da Av. Parque Águas Claras, altura da Quadra 105, para eliminar as “13 piscinas”, que trazem riscos à saúde pública face a possibilidade de se tornarem foco de criação de mosquitos.
Mesa Temática: Meio Ambiente
Coordenador: Rudimar Balem da ASMAC
· Instruir os agentes de segurança para combater possíveis focos do mosquito da dengue;
· Por estacas de identificação em todas as mudas de árvore;
· Implantar sistemas de irrigação para o período de estiagem;
· Tratamento e conservação dos lagos, córregos e nascentes;
· Campanhas educativas para preservação do parque, como conscientização do descarte do lixo e resíduos fecais dos animais;
· Plantio de palmeiras da espécie macaúba ao longo das pista de caminhada;
· Promover exposições para divulgar a fauna e flora local;
· Aumentar a área do parque utilizando espaços ociosos do entorno (espaço contínuo ao empreendimento “TOP LIFE”;
· Limitar o som automotivo;
· Identificar as árvores com seus nomes populares e científicos;
· Utilização de energia limpa para a iluminação do parque;
· Implantação de estação de compostagem que permita o aproveitamento do lixo orgânico produzido pela cidade como adubo para a vegetação;
· Limitar a iluminação do parque até as 21:00 horas para não afugentar os animais.
Mesa Temática: Serviços
Coordenador: Coordenador: Eriberto Fernando da UNIPLAN
· Melhorar a segurança com sistema de monitoramento por câmeras;
· Proibir o consumo de bebidas alcoólicas;
· Melhorar a distribuição dos agentes de segurança;
· Descentralizar as unidades esportivas;
· Melhorar as condições dos quiosques;
· Sinalização nas avenidas da cidade para acesso ao parque;
· Melhorar acesso ao salão de festas;
· Limitar o trafego de veículos nos feriados e fins de semana, principalmente próximo ao parque das crianças;
· Manutenção da área de ginástica no salão de festas (programa ginástica nas quadras);
· Mais segurança a partir das 19:00 horas, pois em alguns pontos há consumo de drogas;
· Mais atividades de consulta popular;
· Padronização dos quiosques;
· Regularização dos quiosques;
· Mais segurança;
· Oferta de serviços de lanchonete;
· Proibição de bebidas alcoólicas;
· Horário de funcionamento que mais recebeu solicitações: das 6:00 às 22:00 horas;
· Proibição de entrada de cachorros (mais solicitada).
Pelas previsões da polícia tivemos aproximadamente 3.000 pessoas circulando no parque ate o final da tarde, das quais 497 estiveram ou passaram pelas tendas das Mesas Temáticas, com 196 participações diretas na consulta. Constatou-se que quase todas as pessoas que passaram pelas tendas tinham interesse em participar, mas por falta de estrutura e de espaço desistiram, principalmente porque constataram que as sugestões que gostariam de fazer já haviam sido feitas por outros usuários.
É oportuno ressaltar que muita gente que circulou pelo parque e não participou da consulta, deu-se pelo fato de já terem registrado suas assinaturas no Abaixo-Assinado que estamos anexando a este relatório com mais de 700 assinaturas, cujas sugestões coincidem com aquelas já relacionadas aqui.
Durante todo o evento, observamos e confirmamos o interesse muito grande de todos os usuários do parque no sentido de vê-lo mais organizado sob todos os pontos de vista, pois, ficou definitivamente caracterizado que ele representa não só uma área de esporte e lazer, mais uma fonte de qualidade vida para quem o freqüenta e para quem mora nos seus arredores. Portanto, é importante que tenhamos uma atenção especial do IBRAM no sentido de:
ü fazer uma análise técnico-administrativa acelerada deste relatório com o objetivo de propor a mudança de nome de Parque Ecológico para Parque Ecológico de Uso Múltiplo Águas Claras;
ü determinar a elaboração do Termo de Referência do parque, já delimitando a área que deve ser utilizada para esporte e lazer, contemplando as sugestões a serem introduzidas;
ü envolver todos os seus setores com influência no parque para que adequem suas decisões a esta nova realidade;
ü fazer levantamento das áreas adjacentes ao parque ao norte e ao sul (Chácaras remanescentes da Colônia Agrícola Governador) para serem desapropriadas, para sua expansão;
ü convocar uma reunião do comitê de Implantação do Parque com a presença do Presidente do IBRAM, em caráter de urgência para discutirmos a sua transformação em Comitê Gestor do Parque e o conteúdo do Projeto de Implantação;
ü determinar aos membros do Programa Abrace um Parque que trabalhem de forma integrada e articulada com este comitê;
ü encaminhar ao GDF uma cópia deste relatório com todos os seus anexos solicitando manifestação do governador dentro do menor espaço de tempo possível a fim de que possamos dar uma resposta imediata à sociedade sobre a continuidade do processo.
Ao finalizar, precisamos enfatizar que existe uma vontade enorme da sociedade em querer ser partícipe de um processo de diálogo com o Poder Público, no entanto, a falta de espaço para uma discussão democrática, a falta de pontualidade e os discursos maçantes impedem essa participação. Caso seja o desejo do governo dar continuidade a este processo que iniciamos, como é o desejo da população, há necessidade urgente de discutirmos os pontos falhos do evento, principalmente no que diz respeito a mais apoio logístico tanto da parte da organização como para a execução, e uma demonstração firme do governo de que quer o diálogo.
É oportuno reconhecermos que o IBRAM, mesmo com capacidade limitada de recursos, nos deu o apoio possível dentro dos seus limites.
Águas Claras/DF, 25 de abril de 2009.
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EDUARDO DE MELO MACHADO
Representante da ASAC
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RUDIMAR BALÉM
Representante da ASMAC
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MARIA ELBA LÚCIA CLEMENTINO LEITE
Coordenadora do Comitê